ABORDAGEM SISTEMÁTICA DA HTA SECUNDÁRIA NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

Autores

  • Raquel Gonçalves Ramos Mestrado em Medicina; USF Tiago de Almeida – Unidade Local de Saúde do Alto Minho; Viana do Castelo, Portugal
  • Vera Araújo Mestrado em Medicina; USF Lethes – Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Portugal
  • Isabel Peixoto Mestrado em Medicina; USF Ruães – ACeS Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.58043/rphrc.12

Resumo

Introdução: A Hipertensão Arterial (HTA) secundária é a HTA devida a uma causa potencialmente corrigível. A sua prevalência, na população de hipertensos, é de cerca de 5 a 15% e o seu diagnóstico e tratamento precoces são importantes na diminuição do risco cardiovascular. No entanto, o seu rastreio em todos os hipertensos não é custo efetivo.

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de apoio à abordagem da HTA secundária nos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Metodologia: Efetuou-se uma revisão da literatura relativa aos critérios de suspeição de HTA secundária, principais causas por grupos de idade, bem como os meios complementares de diagnóstico necessários numa abordagem inicial e passíveis de serem requisitados em contexto de CSP.

Resultados: Foi elaborado um instrumento para consulta rápida e simples por parte do Médico de Família com o objectivo de o auxiliar na abordagem destes doentes.

Conclusão: A avaliação de causas de HTA secundária, em contexto de CSP, deve sempre ser realizada com base numa história clínica e exame objectivo completos, orientados para as causas mais frequentes por grupos de idades. Perante a suspeita clínica, o MF pode iniciar a abordagem diagnóstica inicial ou, nos casos em que o diagnóstico requer conhecimentos técnicos específicos e/ou experiência na interpretação dos dados, optar pela referenciação para consulta hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Charles, L et al. Secondary hypertension: Discovering the underlying cause. Am Fam Physician. 2017.

Viera AJ, Neutze DM. Diagnosis of secondary hypertension: an age-based approach. Am Fam Physician. 2010. 82(12):1471-1478.;

2018 ESC/ESH Guidelines for the management of arterial hypertension. European Heart Journal. 2018. 39, 3021– 3104.

Rimoldi SF et al. Secondary arterial hypertension: when, who and how to screen? European Heart Journal. 2014. 35:1245-1254.

Onusko E. Diagnosing secondary hypertension. Am Fam Physician. 2003. 67(1): 67-74.

Hartman, RP and Kawashima A. Radiologic evaluation of suspected renovascular hypertension. Am Fam Physician. 2009. 80(3): 273-279

Downloads

Publicado

2022-06-04

Como Citar

1.
Gonçalves Ramos R, Araújo V, Peixoto I. ABORDAGEM SISTEMÁTICA DA HTA SECUNDÁRIA NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS. RH [Internet]. 4 de Junho de 2022 [citado 3 de Maio de 2024];(83):23-7. Disponível em: https://revistahipertensao.pt/index.php/rh/article/view/12

Edição

Secção

Artigo de Revisão