HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UM CENTRO HOSPITALAR

Autores

  • Miguel Pereira CHBV, Medicina do Trabalho https://orcid.org/0000-0002-3994-0468
  • Diogo Abreu CHBV, Medicina do Trabalho
  • Helena Alves CHBV, Medicina do Trabalho
  • Laura Silva CHBV, Medicina do Trabalho
  • Salomé Camarinha CHBV, Medicina do Trabalho
  • Inês Milhazes USF Flor de Sal, Medicina Geral e Familiar
  • Ana Paula Sardo CHBV, Medicina do Trabalho
  • Daniel Melo CHBV, Medicina do Trabalho
  • Fernando Mautempo CHBV, Medicina do Trabalho

DOI:

https://doi.org/10.58043/rphrc.82

Palavras-chave:

Medicina do Trabalho, Risco cardiovascular

Resumo

Introdução: As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte na população portuguesa, sendo a hipertensão arterial um dos principais fatores de risco. Este estudo pretende avaliar os valores de pressão arterial dos trabalhadores de um Centro Hospitalar e a sua relação com variáveis socio-demográficas e ocupacionais.

Métodos: Selecionaram-se os trabalhadores que exerceram funções laborais entre 2011 e 2021. Recolheram-se as seguintes informações: pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD), sexo, idade, abuso do tabaco, departamento, categoria profissional, habilitações literárias e terapêutica anti-hipertensora.

Resultados: Selecionaram-se 809 trabalhadores. A PAS e PAD dos trabalhadores sob tratamento anti-hipertensor foram superiores aos sem tratamento. A PAS dos fumadores foi superior à dos não fumadores. A PAS dos Assistentes Operacionais foi superior à dos Enfermeiros e Técnicos Superiores. A PAS do Departamento de Gestão foi superior à do Diagnóstico e Terapêutica e de Medicina. A PAS e PAD com Ensino Secundário e 2o Ciclo foram superiores aos com Licenciatura e Mestrado.

Discussão/Conclusões: As diferenças observadas na análise descritiva básica podem contribuir para as associações encontradas. O seu conhecimento possibilita adotar estratégias preventivas dirigidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Óbitos por algumas causas de morte (%) – Pordata, última atualização: 2023-04-28, disponível em https://www.pordata.pt/portugal/obitos+por+algumas+causas+de+morte+(percentagem)-758 (último acesso: 2023-05-03)

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

1.
Pereira M, Abreu D, Alves H, Silva L, Camarinha S, Milhazes I, Sardo AP, Melo D, Mautempo F. HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UM CENTRO HOSPITALAR. RH [Internet]. 19 de Outubro de 2023 [citado 22 de Julho de 2024];(97):8-14. Disponível em: https://revistahipertensao.pt/index.php/rh/article/view/82

Edição

Secção

Artigo Original