HIPERTENSÃO ARTERIAL EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE UM CENTRO HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.58043/rphrc.82Palavras-chave:
Medicina do Trabalho, Risco cardiovascularResumo
Introdução: As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte na população portuguesa, sendo a hipertensão arterial um dos principais fatores de risco. Este estudo pretende avaliar os valores de pressão arterial dos trabalhadores de um Centro Hospitalar e a sua relação com variáveis socio-demográficas e ocupacionais.
Métodos: Selecionaram-se os trabalhadores que exerceram funções laborais entre 2011 e 2021. Recolheram-se as seguintes informações: pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD), sexo, idade, abuso do tabaco, departamento, categoria profissional, habilitações literárias e terapêutica anti-hipertensora.
Resultados: Selecionaram-se 809 trabalhadores. A PAS e PAD dos trabalhadores sob tratamento anti-hipertensor foram superiores aos sem tratamento. A PAS dos fumadores foi superior à dos não fumadores. A PAS dos Assistentes Operacionais foi superior à dos Enfermeiros e Técnicos Superiores. A PAS do Departamento de Gestão foi superior à do Diagnóstico e Terapêutica e de Medicina. A PAS e PAD com Ensino Secundário e 2o Ciclo foram superiores aos com Licenciatura e Mestrado.
Discussão/Conclusões: As diferenças observadas na análise descritiva básica podem contribuir para as associações encontradas. O seu conhecimento possibilita adotar estratégias preventivas dirigidas.
Downloads
Referências
Óbitos por algumas causas de morte (%) – Pordata, última atualização: 2023-04-28, disponível em https://www.pordata.pt/portugal/obitos+por+algumas+causas+de+morte+(percentagem)-758 (último acesso: 2023-05-03)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Miguel António Mendes Pereira, Diogo Abreu, Helena Alves, Laura Silva, Salomé Camarinha, Inês Milhazes, Ana Paula Sardo, Daniel Melo, Fernando Mautempo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.