Melhoria Da Medição Da Tensão Arterial Em Consultório Através De Uma Intervenção Formativa Nos Cuidados De Saúde Primários

Autores

  • Rute Rocha Médica Interna de Medicina Geral e Familiar, USF Tempo de Cuidar – ACeS Tâmega II. ARS Norte
  • Nuno Rodrigues Médico Assistente de Medicina Geral e Familiar, USF Tempo de Cuidar – ACeS Tâmega II. ARS Norte

DOI:

https://doi.org/10.58043/rphrc.87

Palavras-chave:

Erros sistemáticos, Medição da pressão arterial, pressão arterial, hipertensão, Pressão arterial em consultório

Resumo

Introdução: O diagnóstico da hipertensão pressupõe a medição da pressão arterial, um dos gestos clínicos mais frequentemente executado e subvalorizado. Sendo a pressão arterial um fenómeno hemodinâmico variável, existem vários fatores que podem alterar os valores obtidos, pelo que deve existir um esforço com vista à uniformização da sua medição pelos profissionais de saúde. De facto, a utilização de valores imprecisos pode ter consequências para o doente, uma vez que os valores utilizados para diagnóstico poderão corresponder a uma classificação incorreta da hipertensão arterial.
Material e métodos: Neste estudo, motivado por uma análise qualitativa prévia dos registos de pressão arterial (5704 utentes) da unidade de saúde, indicadora de possíveis erros sistemáticos, avaliamos a performance dos profissionais no gesto clínico de medição da pressão arterial e implementamos uma estratégia de atuação formativa. Numa primeira fase, a performance dos profissionais de saúde foi aferida através do preenchimento de uma grelha de 16 parâmetros (n = 37). Numa segunda fase, já após a intervenção educativa, foi avaliada novamente a performance aplicando a mesma grelha, em 2 momentos distintos (n= 36 e 88, respetivamente). Finalmente, foram também recolhidos os registos de pressão arterial dos três anos que sucederam a intervenção formativa e analisados qualitativamente (n =5535).
Resultados: Os resultados apresentados sugerem uma melhoria estatisticamente significativa na performance dos profissionais no primeiro momento de avaliação após a formação. No segundo momento de avaliação os dados apontam para um ligeiro declínio da performance mas sem diferença estatisticamente significativa. Por outro lado, observando os registos históricos da unidade em 2 períodos espaçados de 3 anos aprecia-se qualitativamente uma melhoria dos registos apresentados.
Conclusões: Os dados obtidos confirmam a necessidade de valorização do gesto de medição de pressão arterial de forma a evitar erros sistemáticos, apontando para a pertinência de formação e treino contínuos desta competência básica.

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

1.
Rocha R, Rodrigues N. Melhoria Da Medição Da Tensão Arterial Em Consultório Através De Uma Intervenção Formativa Nos Cuidados De Saúde Primários. RH [Internet]. 18 de Outubro de 2024 [citado 20 de Novembro de 2024];(103):20-7. Disponível em: https://revistahipertensao.pt/index.php/rh/article/view/87

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Artigo Original